quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Algumas notas de inglês
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Resultado de Inglês Instrumental
*O arquivo está em PDF.
Resultado Final de Inglês
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Pendências em Inglês
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Prova de Física
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Respostas
Questões Propostas - 164/165
1 -Cromatina e Cromossomos, na realidade, são a mesma estrutura, porém, em graus de organização diferentes e observados em momentos distintos da vida celular.
2 - Os nucléolos são massas de RNA ribossômicos são responsáveis pela formação de novos ribossomos.
3 - Pode ser definida como uma das metades do cromossomo duplicado.
4 - São cromossomos idênticos. Sim, todos os cromossomos homólogos, são homólogos em qualquer indivíduo de uma mesma espécie.
5 - São genes correspondentes, em cromossomos homólogos. Sim e estão localizados no mesmo tipo de cromossomos.
6 - Célula haplóide possui apenas um cromossomo de cada par dos cromossomos da espécie. A célula diplóide apresenta cromossomos aos pares.
7 - Essa análise, não pode ser feita em hemácias porque elas são anucleados.
8 -
a) A e B
b) Cromossomos homólogos têm o mesmo tamanho, mesma forma e sequência de genes iguais.
c) Dois pares
d) Quatro cromossomos (2n = 4)
e) Oito cromátides
9 - Estando a cromatida espiraloalo, fica fácil sua identificação e distribuição para as células filhas.
10 - Conjunto de cromossomos de uma espécie. A diferença está nos cromossomos sexuais. O homem tem cromossomos "x" e "y" e a mulher tem "x".
11 - O núcleo é constituído de ribossomos que é responsável pela síntese de proteínas.
Testes - 165/167
1 - D
2 - B/E
3 - A
4 - A
5 - C
6 - A
7 - A
8 - C
9 - B
10 - C
11 - E
12 - B
sábado, 7 de novembro de 2009
Atividades
- 1ª Atividade - pp. 150 - 152
- 2ª Atividade - pp. 164 - 167
- 3ª Atividade - pp. 181 - 185
- Fazer as atividades do capítulo 14 e do capítulo 16
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Mudança no Horário²
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Mudança no Horário
Por motivos internos, foi necessária uma modificação no horário das aulas de ensino médio. O novo horário já se encontra no quadro de avisos do bloco "A", ao lado da sala da supervisão pedagógica.
Atenciosamente,
Hudson Marques
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Aula de Biologia
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Aula de Inglês da Próxima Quinta (22/10/2009)
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Biologia
domingo, 18 de outubro de 2009
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Atividade sobre o FILME "Oliver Twist"
Na próxima quinta-feira (15/10/09) estaremos concluindo a exibição do filme "Oliver Twist", do grande escritor inglês Charles Dickens, sobre o qual realizaremos uma atividade, em língua inglesa, que somará como notas de avaliação.
Thanks!
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Filme
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
- AVISO -
domingo, 20 de setembro de 2009
Hi, everybody! I'm in!
I'm in and very happy to be your teacher!
We are going to study ESP (English for Specific Purpose) on I.T. (Information Technology).
Hugs,
Tatiana.
100
Essa é a postagem número 100 do Blog do 1º C, nosso blog já tratou de vários assuntos, desde nutrição até chegamos a trabalhar com o lado artístico dos professores! Mais também fomosespetados, ficamos nervosos, mas tudo isso cansa, não é? Tudo isso foi apenas um pouco de tudo que passamos nessas 100 postagens, e cada vez mais virá! Tudo isso são momentos!
Até agora temos chat, pesquisa google no próprio blog, e 8 até fizemos um grupo no Windows Live ...
Até a 101º postagem ;)
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Trabalho de Matemática
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Enquete
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Mudanças
Quero deixar registrado meus agradecimentos a turma, e com certeza,
em breve nos encontraremos.
Um Abraço a Todos,
Ivanildo"
(O recado completo você encontra na caixa de entrada da sua conta de e-mail ;) )Até mais!- AVISO -
Até mais!
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
É Hoje!
Até mais.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
O twitter é um microblog onde você pode postar o que você quiser, só tem um porém, porém, você só pode usar 144 caracteres... para quem não conhece segue abaixo um link onde se explica como fazer, o que fazer e pra quê serve! Clique aqui para ser redirecionado para a página.
Até a próxima postagem!
Att.
Jefferson Carvalho (twitter.com/jeff__carvalho)
Eletricidade
Hoje, como todos sabem, aconteceu a primeira aula de eletricidade no nosso curso técnico! E será assim agora toda segunda-feira ao invés de Lógica de Programação 1 teremos Eletricidade, Professor Ivanildo é agora mais um professor que está com agente, e ainda nessa semana teremos mais duas matérias (Sistema Operacional - Professor João Almeida e Arquitetura - Professor Romero) então aguardem novidades aqui no blog do 1º C! No nosso grupo no Windows Live (link na seção LINKS ÚTEIS) estará aberta uma discurssão em relação a nova matéria Eletricidade, então participem!
Até breve!
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Grêmio Estudantil
*O nosso Grêmio Estudantil foi OFICIALMENTE formado, já que até então, a instituição não tinha um;
*Foram indicadas pessoas para participarem da comissão eleitoral, que irá cuidar de todo o processo durante a eleição (um dos indicados foi o aluno da nossa turma Pedro Augusto);
*O nome do Grêmio ficou: Grêmio Estudantil Jandson Alves de Medeiros, em homenagem póstuma ao aluno conhecido por chicletinho que faleceu no primeiro dia de aula;
*Para mais informações, haverá outras Assembleias hoje, às 17:00 horas e às 19:30 horas, também no auditório.
Observação: Quem quiser, pode formar sua chapa, provavelmente na semana que vem teremos datas exatas do tempo de inscrição de chapa. Vamos representar, não só nossa turma nem nosso curso, vamos em busca dos nossos direitos como alunos, representando toda nossa comunidade, no caso, o IFPE - Campus Belo Jardim.
Assembleia
Elas serão no auditório, 11:00 h, 17:00h e 19:30h.
Estejam lá, o Grêmio Estudantil é a nossa voz mais forte na escola !!
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Enquete
O layout do blog do 1º C ficou melhor?
SIM - Ficou bem melhor.
SIM - Mas poderia mudar a foto de cima.
NÃO - Preferia o anterior.
NÃO - Ficou pior do que já tava.
Queremos saber a sua opinião, o resultado sai no dia 31 de agosto!
Até mais!
Momentos

domingo, 9 de agosto de 2009
Novidades
É o 1º C com mais uma forma de conversar!
Não se esqueçam de publicar fotos, participar e criar discurssões, a primeira discurssão do grupo é: O que você achou de lógica?
O link para acesso ao grupo se encontra no canto inferior direito dessa página.
OBS.: Você precisa ser convidado para participar dele, caso você não recebeu um convite de participação no seu e-mail Hotmail mande um comentário nessa mesma postagem, que mandaremos um convite para você!
Até as próximas postagens!
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Resultado Final de Lógica ;)
Professor Fábio disse: "Os alunos que ainda não apresentaram o trabalho, poderá apresentar até a próxima segunda. Quem ficou abaixo da média fará recuperação comigo. Na terça estarei falando com os alunos para definir como será a recuperação."
É isso ai! Para baixar o resultado CLIQUE AQUI. E Parabéns, para todos os que passaram, em especial quem conseguiu vender o programa!
NOTA: A equipe do programa relacionado ao DETRAN (vendido), todos os integrantes tiraram nota 10.
Até as próximas postagens!
*** Motivos ***
- O Professor Fábio, não mandou o e-mail (até agora!) pra mim.
Tentarei buscar informações hoje pela manhã, qualquer coisa colocarei aqui no blog!
Até mais postagens!
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Lembrete
Até daqui a pouco!
- AVISO LÓGICO -
Só para deixar vocês menos curiosos quem vendeu o programa foi...
[Clique e arraste o cursor do mouse no espaço entre essas duas setas abaixo]
---> Quem vendeu o programa foi o do DETRAN <---
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Prova de Lógica
Clique aqui para download.
Em breve, novas postagens!
sexta-feira, 24 de julho de 2009
URGENTE
Obrigada !
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Aula de inglês - Possessive Case
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Prova de Química
Então já sabemos, próxima aula, terá Recuperação de Química !!
Ah! E aula agora só quarta feira !! :D
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Novo horário
- Chegou novo professor de Português, Filosofia e Sociologia;
- Nosso novo professor de português e inglês instrumental é Prof. Wellington;
- Nosso professor de filosofia e sociologia é o Prof. Davi.
Para baixar o horário basta você ir no canto direito na seção Arquivos Importantes! Na opção download!
Até a próxima postagem!
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Prova de Química
Boa Sorte!
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Horário Especial da Quinta
Manhã
- Geografia - 2 aulas
- Química - 2 aulas
Tarde
- Sociologia - 2 aulas
- Física - 2 aulas
segunda-feira, 6 de julho de 2009
End.
Até amanhã!
sexta-feira, 26 de junho de 2009
- EXTRA -
Clique aqui para download!
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Férias
Agora estamos de férias, (são apenas 15 dias) mais estamos! E hoje, dia 19.06.09 aconteceu a festa de comemoração do São João e também, por que não a festa de encerramento do primeiro semestre! Na festa tinha comidas típicas como canjica, pamonha, paçoca. Pra fazer o povo dançar quem começou foi Edilson e Paula, Edilson Rayanna e Edilson e Vanessa! Teve até Thiago pulando a fogueira... ¬¬' Veja agora algumas fotos dessa festa pra lá de animada!xP


Boas Férias e até o


Segundo_Semestre na sala e no Blog do Primeiro C!
quarta-feira, 17 de junho de 2009
- AVISO -
terça-feira, 16 de junho de 2009
Alunos com pendência em inglês
Adson Wagner
José Edilson
Mateus Henrique
Rayana Mayara
Thiago Rayam
Wesley Souza
terça-feira, 9 de junho de 2009
Métodos de Ordenação
Métodos de Ordenação
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Recuperação de Química
* Jadson
* Bruno Ordonio
* Manoel
* José Edilson
* Elienay
* José Evandro
* Mateus Henrique
* Alef
Os alunos a seguir, não estão na recuperação, porém, sua nota foi 5.5, a não ser que tenham feito as atividades propostas pelo professor na unidade, terão que fazer recuperação amanhã também.
* Thiago Rayam
* Adson Renato
* Rayana
E para os demais, PARABÉNS ! :D
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Enquete
Você acharia melhor se o blog fosse privado (para acessar fosse necessário realizar o login)?
Para responder, a enquete está do lado direito do blog.
Em breve, novas postagens!
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Pesquise no 1º C
domingo, 31 de maio de 2009
Dica
Existe um site que é focado nos Estudantes, lá você encontra diversas opções ligadas diretamente na vida de um, uma das opções do site é o Teste Vocacional que ajuda você a ter uma visão mais ampla do que você quer ser realmente, depois que você terminar o teste, você pode dá uma olhada no Guia de Faculdades Brasileiras onde você diz o curso e ele encontra as faculdades e para terminar, também tem Biblioteca Virtual, Simulados e muito mais.
Para acessar essas funções você precisar ser cadastrado, o cadastro é gratuito e muito rápido, acesse já:
quinta-feira, 28 de maio de 2009
quarta-feira, 27 de maio de 2009
I'm here now!
I'm participating of this blog as a way to share information about English classes.
Cheers!
Teacher Hudson
terça-feira, 26 de maio de 2009
É 1000!
=D
1000
E agora, rumo aos 2000 !!
Cronograma de Matemática
05.06 - Avaliação.
09.06 - Aula da recuperação.
16.06 - Recuperação.
Ele também passou um trabalho que poderá ser realizado em duplas para entregar a Prof. Jair de no máximo dia 16 de junho de 2009, veja os assuntos abaixo:
- Conjuntos numéricos - pp. 18 do livro
- Intevalos - pp. 21 do livro
- Trabalho manuscrito;
- Caso seja pesquisado em livros, ter no mínimo duas fontes bibliográficas;
- Caso seja pesquisado em site uma fonte é o bastante.
Até a próxima postagem.
domingo, 24 de maio de 2009
Conversão
Nas nuvens
www.icloud.com
Até mais postagens!
sábado, 23 de maio de 2009
3D Builder
3D Builder
Ps.: Esse link não é para o programa completo, pois o mesmo tem que ser comprado, mas já facilita bastante a vida de quem quer deixar seu programa mais atrativo !
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Moderador
Abraço,
Prof. Jair
quarta-feira, 20 de maio de 2009
ATENÇÂO !!
Diversão
Trouxe uma animação bem interessante, na qual você pode saber, mais ou menos como funciona o seu computador, se por acaso ele estiver travando muito, pode ser que agora você descubra o problema :D
Novidades
Em breve novas postagens.
terça-feira, 19 de maio de 2009
Horário de Aula
Clique aqui para download.
Formato do Arquivo: .docx (Word 2007)
Vacinando. ?
Hoje, (19.05.09) foi feito no Instituto o dia de vacinação contra Hepatite B, esse dia contou com a participação do pessoal de Enfermagem, a vacina não dói nada (é o oposto que diz as fotos) e o melhor você está contribuindo para que esses números acima diminuam, as fotos abaixo (as faces) só são mesmo para brincar, para encorajar (ou não :D) os outros, principalmente as fotos de Edilson, veja as fotos:
domingo, 17 de maio de 2009
- AVISOS -
Até mais!
sábado, 16 de maio de 2009
Saiu o gabarito - OBA 2009
Boa Sorte a todos que participaram!!!
Clique aqui para ser redirecionado para o site da OBA - 2009.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
OBA - 2009
- Jefferson Carvalho
- Pedro Augusto
- Evandro
Mais informações, acesse o site da OBA (www.oba.org.br) lá também estará disponível apartir de amanhã (16.05.09) o GABARITO da prova.
Boa Sorte! A todos que participaram.
Sábado Letivo
Amanhã! Tem sábado letivo, amanhã, só terá aula de Educação Física.
Em breve novas postagens.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
terça-feira, 28 de abril de 2009
Seção Livros
Oi! Aqui está a versão em e-book do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis da nossa "prova" de "interpretação"(segunda página da prova). Quem quizer ler é só dar download.
OBS.: Esse livro estará disponível para compra na escola! Mais informações na escola.
Clique aqui para download.
Clique aqui para download.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Regulamento Disciplinar
* Alugumas regras não valem mais, como por exemplo, taxa de alimentação (aquele antigo pagamento que era feito pelos semi-internos para alomoçarem)
Regulamento (clique em IFET)
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Sábado Letivo
07:30h - Matemática
08:20h - Matemática
09:10h - INTERVALO
09:20h - Português
10:10h - Português
quarta-feira, 22 de abril de 2009
FLISOL Belo Jardim
O FLISOL (Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre) é o maior evento de divulgação de Software Livre da América Latina. Ele acontece desde 2005 e seu principal objetivo é promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral. Com esta finalidade, diversas comunidades locais de software livre (em cada país, em cada cidade/localidade), organizam simultaneamente eventos em que se instala gratuitamente e totalmente legal, software livre nos computadores levados pelos participantes. Também, paralelamente, são oferecidas apresentaçães, palestras e oficinas, sobre temas locais, nacionais e latinoamericanos sobre Software Livre, com toda sua variedade de expressões: artística, acadêmica, empresarial e social.
QUANDO ?
Dia 25/04
AONDE?
IFET-PE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Belo Jardim
COMO PARTICIPAR ?
Inscrições no site : http://www.agronet-pe.gov.br/flisol
CURSOS
Introdução a Linux e OpenOffice nos horários de 10:00 às 12:00 e 15:00 às 17:00 (para ambos)
-------------------------------------------------------------------------------------------
É pessoal, ao que parece, os cursos não foram divulgados pela escola, mas não deixem de participar, será uma ótima experiência para todos !
terça-feira, 21 de abril de 2009
Sábado Letivo
Qualquer alteração ou nova informação estarei postando no blog.
- AVISO -
Sexta de manhã:
07:30h - Química
08:20h - Química
09:10h - INTERVALO
09:20h - Geografia?
10:10h - X
11:00h - X
Aula de matemática só nas segundas e terças.
Até a próxima postagem!
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Explicação ...
:D
sábado, 18 de abril de 2009
É hoje !!
Vamos todos torcer e esperar anciosos para que alguém, mesmo que não seja da nossa turma, passe e represente nossa escola no Rio de Janeiro !!
Boa Sorte a todos, mais tarde, apareço por aqui com resultados finais !!
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Enquete
Útil???
Um tédio???
Ótimo???
Dê a sua opinião na nossa enquete! Para que possamos melhorar cada vez mais o conteúdo! (Enquete ao lado). A enquete se encerra no dia 01/05/09 então vote já! Sua opinião é importante!
Apostila para Gráficos em Pascal
CLIQUE AQUI para download.
Façam bom proveito ! ;D
Ps.: Este download foi testado e está funcionando corretamente, caso ocorra algum problema, entre em contato comigo ou com Jefferson o mais rápido possível ! Obrigada !
quinta-feira, 16 de abril de 2009
AJUDA
- SnookieBunny
- MoopieLips
- WoogleCute
- Entre outros...
E aproveitem o chat!
Até mais!
6º Atualização
Novidade no Blog !!
Como todos sabem, esse blog foi uma idéia de Jefferson (meu sócio ;D), conversando, chegamos a conclusão de que eu deveria também, estar envolvida aqui com o blog. Sempre que possível, estarei por aqui colocando novas postagens e algumas apostilas para vocês estudarem e que terão grande utilidade, principalmente se tratando dos trabalhos que teremos que apresentar ao professor Fabio.
Então pessoal, até a próxima !
terça-feira, 14 de abril de 2009
Em breve...
quinta-feira, 9 de abril de 2009
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Encurralados

Hoje, 03/04/09 houve uma chuvinha (Mentira! Foi um toró :) ) no final da tarde, e o pior é que o pessoal do 1º C estava lá, uns conseguiram sair mais cedo, porém, outros ficaram no Bloco A (encurralados pela chuva) e os outros 2 que sobraram ficaram na Secretaria... depois de alguns minutos todos foram para suas casas... infelizmente não teve ninguém para fazer a cobertura no Bloco A e é por causa disso que terminamos a postagem... =D
Até a próxima!
Hora da soneca
quinta-feira, 2 de abril de 2009
No intervalo
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Apostila de Inglês
Estou disponibilizando para download a apostila de inglês, clique no link abaixo para realizar o download em arquivo PowerPoint 1997-2007!
Clique aqui para download
Representante e Vice da Sala / HOJE

Hoje, 01 de abril de 2009 houve a eleição para representante, vice e professor conselheiro da sala (1º C), nos 6 primeiros votos a votação ficou empatada com os 3 concorrentes (Jefferson Carvalho, Vanessa Cordeiro e Pedro Augusto) depois desses 6 votos começou! Vanessa conseguiu a maior quantidade de votos, sendo assim a Representante da Sala e Jefferson ficou como Vice, veja abaixo a quantidade de votos:
Jefferson Carvalho: 10 votos - 30% dos votos
Pedro Augusto: 07 votos - 20% dos votos
Parabéns, aos eleitos e mão na massa!
Em breve novas postagens!
quinta-feira, 26 de março de 2009
Comunidade no ORKUT

Oi! Criei uma comunidade no ORKUT destinada ao pessoal que faz técnico em informática e advinha o título???
"Fazer um programa que..." quem nunca ouviu essa frase que tecle a primeira tecla, então estão todos convidados a participar dela.
Novidades no Blog


Apartir de hoje, temos uma novidade no blog, tudo de engraçado, interessante e podemos dizer até bizarro vem para o blog, desde fotos até vídeos, então nada melhor do que Pedro Augusto (Ninguém) para estreiar no nosso blog a seção RESUMO DO DIA , nesse vídeo logo abaixo você vê o nosso amigo ninguém, com o seu grande amor a cigarra (Sugestões de nomes são bem-vindos!) não tenho mais o que falar é só vocês verem... ;)
quarta-feira, 25 de março de 2009
Amanhã!
terça-feira, 24 de março de 2009
Professor de Inglês
sexta-feira, 20 de março de 2009
Sábado Letivo
08:20h - 09:10h/Biologia (Profª Fábia)
09:10h - 09:20h/INTERVALO
09:20h - 10:10h/Português (Profª Josabeth)
10:10h - 11:00h/Português (Profª Josabeth)
Obs.: Você vai precisar do livro, ou seja, levem os livros de PORTUGUÊS e BIOLOGIA no sábado!
Em breve novas postagens!
quarta-feira, 18 de março de 2009
3ª Atualização de Horário de Aula
Clique aqui para o download da 3ª Atualização
segunda-feira, 16 de março de 2009
Hora do Planeta - Pela primeira vez no Brasil
O WWF-Brasil participa pela primeira vez da Hora do Planeta, um ato simbólico, que será realizado dia 28 de março, às 20h30h até 21:30h, no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.
O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem como objetivo chamar para uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas.Participe! É simples. Apague as luzes da sua sala. Espalhe esse acontecimento, nós temos a responsabilidade e a posibilidade de acabar com o Aquecimento Global, fale para os vizinhos, amigos e familiares e juntos vamos mostrar que ainda tem como mudar essa realidade!
Terceira Modificação de Horário
quarta-feira, 11 de março de 2009
Entrega do livro de matemática
Livro Matemática
Autor: Luiz Roberto Dante
Editora: Ática
Entradas e Saidas
quinta-feira, 5 de março de 2009
Chat no Blog do Primeiro Ano C
Em breve novas postagens!
Entrega dos livros
- Química - Professora Karen
Editora: Moderna
- Português - Professora Josabeth
Editora: Scipione
- História - Professora Raquel
Editora: Companhia da Escola
- Física - Professora Ana Luiza
Editora: Ática
- Biologia - Professora Fábia
Editora: Saraiva
Os outros livros já se encontram na Instituição mais só serão entregados aos alunos quando os professores assumir a matéria.
Em breve novas postagens!
quarta-feira, 4 de março de 2009
Atualização 1 - Horário de Aulas
Clique aqui e baixe a atualização 1 do horário de aula!
Apostila de Filosofia - Cáp. 1
Clique aqui para ser direcionado ao site para download.
Até a próxima postagem.
segunda-feira, 2 de março de 2009
Calendário Escolar 2009
Clique aqui para acessar agora!
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Pascal ZIM
Pascal Zim! é um ambiente de programação ideal para aqueles programadores que gostam de organização, facilidade e rapidez. Os diversos atalhos do teclado juntamente com a barra de ferramentas tornam o uso do compilador prático, com as principais opções ao alcance dos olhos.
A história da linguagem Pascal
Pascal é uma linguagem estruturada criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth. Recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. A linguagem em questão é muito bem estruturada, ideal para o ensino de linguagens e lógica de programação.
A linguagem Pascal deu origem a uma enorme gama de “dialetos”, podendo também ser considerada uma família de linguagens de programação. Grande parte do seu sucesso se deve a criação do Turbo Pascal. O primeiro compilador para a linguagem foi desenvolvido em Zurique em 1970, mesmo ano em que o primeiro compilador americano de Pascal foi lançado.
O uso do programa
A utilização do compilador Pascal Zim! é simplificada e sem complicações. Após baixar o arquivo ZIP, basta descompactar a pasta “pascalzim” para qualquer diretório do seu computador e executar o arquivo “PZIM”.
Duas janelas serão abertas: uma é o programa propriamente dito e a outra é uma janela de console do Windows na qual serão exibidos os resultados e impressões do programa por você desenvolvido.
A tela principal do programa, apesar de simples, é muito funcional. Conforme citado anteriormente, há uma barra de ferramentas com funções como recortar, colar, exibir janela em cascata ou lado a lado, etc. que, apesar de simples, ajudam muito na hora do sufoco.
Há ainda nessa barra atalhos para aplicativos do Windows como: calculadora, bloco de notas, navegador web, prompt do MS-DOS e Windows Explorer. Isso sem contar as funções de compilar e executar direto ou ainda executar o programa no debug, o que ajuda muito para encontrar algum problema ou erro que esteja ocorrendo com o programa desenvolvido.
Para deixar o ambiente com um toque mais pessoal, Pascal Zim! permite o uso de três “temas”: Clássico, Dark Pascal ou Moderno. A única alteração que estes temas proporcionam é na cor de fundo na tela de edição, que pode ficar azul, preta ou branca. Tais temas estão acessível no menu “Janela”.
Site do Instituto
Em breve mais postagens!
Site do Professor Fábio
Clique aqui para acessar o site
Horário de Aulas
OBS. Arquivo feito em Word 2007 futuramente em versão PDF.
Clique aqui para download











